sábado, dezembro 31, 2005

chove em hueiras...


Hoje de madrugada, aí pelas 2 h., consultei o site do Instituto de Meteorologia para ter uma ideia do tempo que os manda-chuvas nos reservavam para a passagem de ano, em especial se teríamos chuva.
A informação disponibilizada dizia que ia chover em Lisboa e arredores. O.k., mas será que eles iam acertar?

Desde manhã que o meu gato Pasoca tem andado desaparecido.
É um magnífico exemplar macho (virgem, coitado) de cor negra, com 5 anos.
Habitualmente está deitado em cima do monitor do computador, em cima do livreiro da sala, ou à porta do quarto a miar, a rasgar o ténue filamento que ainda mantém a minha mulher ligada à estabilidade psicológica, levando-a a gritar como uma possessa com o inalcançável e impossível intuito de o fazer calar.

Mas hoje não. Não o via em lado nenhum. Eu sabia que ele tinha que estar cá em casa. Não tem maneira de se pirar, não temos quintal porque vivemos num andar e também não temos portas ou janelas abertas.
Então lembrei-me de episódios passados. A experiência destes 5 anos de convívio, em que temos sido os animais de estimação dele, veio-me à memória.
O Pasoca pode não ser formado em Climatologia ou Meteorologia, mas tem um faro especial para o que está para vir.

Procurei-o. Não foi difícil encontrá-lo (a casa também não é muito grande). Lá estava ele, refundido desde manhã, debaixo da mantinha em cima do sofá (ver foto; aquele altinho da mantinha vermelha é o gajo).
Tenho um gato que sabe que vai chover (mesmo não andando na rua). Esta é a atitude típica dele. Ele lá saberá como adivinha o tempo. Talvez consiga farejar a chuva. O que é certo, e já o constatei muitas vezes, é que quando está para chover, o fulano enfia-se debaixo da mantinha ou, em alternativa, refunde-se dentro dos roupeiros.

Afinal, para que preciso eu do site do Instituto de Meteorologia? Basta-me olhar para o Pasoca para saber se vai chover ou não!

nota: para confirmar o que digo, ainda há pouco começou a chuviscar cá no burgo.

foto: © josé antónio, 2005 (ainda em...)

novas previsões Karamba e mais búzios


Em 06 Mar 2005 apresentei, antecipadas, as previsões Karamba.
Pareceu-me de bem, ou não fossemos todos pessoas de bem, agora que estamos a chegar ao terminu do ano e que 2006 está a bater-nos à porta, num gesto de são, sincero e franco espírito democrático, republicar as mesmas, agora actualizadas com um nóvel acervo de previsões (na medida em que adquiri um novo e espectacular conjunto de búzios de Madagáscar de alta precisão, através do E-bay).
Assim, aqui ficam as previsões na altura feitas (a), as novas previsões re-buziadas (h) e os meus comentários de hoje (c):

(a) - Jorgio Sampas, de casaca virada, colarinhos engomados e chapéu alto, aceita convite formal para ingressar no PSD.
(c) - Já esteve mais longe...
(h) - E é convidado para presidir à Distrital de Lisboa.

(a) - Feitas du Am'ral, com um pc-wintel da micro$ofre made in Taiwan, inscreve-se online no Bloco de Esquerda.
(c) - Já esteve mais longe...
(h) - E é o cabeça de lista do BE nas eleições legislativas.

(a) - Paul Tortas, iluminado por Deus a quem pediu ajuda e protecção, publica uma autobiografia intitulada "Vida Submarina".
(c) - Já esteve mais longe...
(h) - A Marinha convida-o a visitar a dorsal atlântica numa fragata Meco. Recusa, porque prefere ir à fossa ao Mindanau.

(a) - Isaltado de Morales transfere verbas para um sobrinho, carroceiro no Sri Lanka, e pela milésima vez é presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
(c) - Nem são precisos os búzios...
(h) - Um turista milionário texano propõe à Câmara de Oeiras comprar-lhe o SATU para instalar no seu rancho de 3.000 ha no Texas. O povo de Oeiras grita "Vendam essa merda já, porra!"

(a) - O Caso 'Casa Bia' é arquivado por falta de provas; Bibocas e Carl Cuz abrem uma creche multimédia.
(c) - Acertei quando disse que iam sair todos em liberdade...
(h) - No verão rebenta um novo escândalo a envolver ambos e todos os outros. São acusados de terem roubado uma caixa de preservativos a um adolescente no Parque Eduardo VII, e de lhos terem metido um a um no recto, insuflados com matéria carnuda e dura.

(a) - O Sporting sagra-se Campeão Nacional de Futebol... verdade ! juro !
(c) - Já esteve mais perto...
(h) - O SCP muda a cor das camisolas para vermelho, a ver se dá mais sorte.

(h) - Cabaco Silve é eleito presidente da república e a sua primeira medida é que todos os topónimos começados por 'Poço' sejam mudados para 'Fonte'. O primeiro a ser alterado é o Poço do Bispo.
(c) - Antes de ele ocupar o Palácio de Belém, era boa ideia remover de lá todas as mantas e tapeçarias, não vá a 'Maria' tecê-las...

(h) - Ieronimus de Susa inventa o pseudónimo, internacionalista, 'James' e publica sob-pseudónimo o romance 'Até Depois de Amanhã, Tovarich'.
(c) - Vai ser um sucesso de vendas na Festa do Avante...

(h) - Francis Louça, com o dinheiro arrecadado nas eleições, compra uma casa na Quinta da Marinha e um Ferrari, é descoberto pela SIC e acaba expulso do partido. Ferdinand Roses torna-se o cabecilha... perdão, a cabeça do Bloco.
(c) - Assim se parte a louçã toda...

(h) - O Papa Bendix XVI escreve uma Encíclica contra os infiéis e os pandeleiros.
(c) - Sem comentários...


Agora a sério:

QUE O ANO NOVO SEJA O ANO DA TRANSMUTAÇÃO DE TODOS OS VOSSOS SONHOS EM REALIDADES !!!

!!! ÓPTIMO 2006 !!!


foto: © josé antónio, 2005

segunda-feira, dezembro 26, 2005

à custa dos doentes

Encher os cofres do estado à custa dos doentes...


Para todos aqueles que ainda acreditam ingenuamente que o estado português não é HIPÓCRITA e merece respeito, aqui está um exemplo flagrante dessa hipocrisia, colhido numa decisão do governo (com minúscula) que o representa e desgoverna. A notícia é de hoje e da SIC online:

"O tabaco vai aumentar cerca de 15 por cento já a partir de 1 de Janeiro. O maço de tabaco sobe em média mais 35 cêntimos. (...) O Estado espera desta forma arrecadar mais 180 milhões de euros. (...)"
in: http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/20051226+-+tabaco+mais+caro.htm

Não é verdade que o tabagismo é uma DOENÇA? É o que dizem todas as campanhas anti-tabagismo. E dizem também que o fumador é um doente.
Não é verdade que esta doença é particularmente DIFÍCIL de curar? É muito maior o número dos que tentaram a cura e não conseguiram ou reincidiram, que o dos que tiveram efectivo sucesso.
Então que nome se pode dar a esta atitude de penalizar este particular tipo de doentes, já de si muito penalizados pelas doenças associadas e custos associados ao tabagismo, fazendo-os PAGAR IMPOSTOS em duplicado?

Porque é que o estado não leva esta atitude mais longe, legalizando o consumo de drogas e criando um imposto sobre o consumo das mesmas? Sempre arrecadava mais uns MILHÕES...

nota 1: A 'desculpa' de que o aumento de preço contribui para diminuir o consumo de tabaco é uma FALÁCIA. Se fosse verdade as tabaqueiras já tinham ido à falência. O consumo tem AUMENTADO, sobretudo entre os jovens, por mais que os preços aumentem. E aumentaram muito: há 30 anos um maço custava em média 2 cêntimos (5$00).

nota 2: Eu até estaria de acordo com o aumento, se o imposto arrecadado fosse TODO para investir na SAÚDE. Mas isto é um mito e uma ilusão. Sabemos bem para onde vai ele...

foto: © josé antónio 2005

quarta-feira, dezembro 21, 2005

a saga do beduíno VII - neve sobre o beduíno

Talvez alguns de vós já estejam com saudades da dramática 'saga do beduíno' iniciada em 25 de Março de 2005 com o seu primeiro episódio e continuada nos dias subsequentes, mas que imperativos de ordem ontológica superior obrigaram a interromper no episódio VI em 30 de Março de 2005.
Retomamos aqui a estória no seu episódio VII, para não defraudar os nossos eméritos e imensos leitores que tão veementemente apostaram na veracidade inquestionável dos factos relatados. Segue o episódio:

a saga do beduíno VII - neve sobre o beduíno

A neve caía copiosamente sobre a pobre e oblíqua cabeça do beduíno (português), que estremeceu num arrepio de frio, num gelo que lhe percorreu a óssea espinha.
Os minúsculos flocos cristais de gelo eram como pontas de alfinetes a agredir a sua rude e áspera pele tostada pelo sol queimada pelo tempo assada pelo vento violador das estepes arenosas do deserto.
Assada como as suas virilhas eram assadas.
Andar no deserto palmilhar os espaços infindáveis calcorrear as picadas invisíveis matrizadas pela memória, pode assar as virilhas a qualquer um.

Lembrou-se dos chatos (Phthirius pubis) que apanhara com as danccarinae ventralis, e as imagens daqueles corpos lascivos, luxuriosos, gordurosos e a cheirar a haxixe nos quais deixara amolecer a sua essência, intumesceram-lhe o membro dito viril. O que agravou ainda mais a sensação de queimadura nas virilhas.
Mas o seu verdadeiro problema era a neve. Andar na areia já é difícil. Fazê-lo debaixo dum forte nevão... Porreta, cagalheta!
Em milhares de anos nunca ninguém tinha visto nevar no deserto. O mais perto que alguma vez algum beduíno estivera do frio e do gelo provavelmente fora no mercado de Agadir, frente ao carrinho do vendedor de gelados de cone e coca-colas.

Aqui devemos colocar uma nota.
NOTA: todo o beduíno que se preze sabe que a melhor forma de tirar o tesão aos dromedários é enfiar-lhes um gelado de manga pelo ânus acima. Não há conhecimento de dromedário que, após sodomizado por um belo dum gelado de manga (ou outra fruta), se tenha posto com brincadeiras sexo-fantasiosas no meio da cáfila a atrofiar a progressão da caravana!!! (para falar verdade, o método é válido também para os humanos.)

E a puta da fria neve que não parava de cair. Já lhe doíam os cornos (uma costela ribatejana). A neve acumulava-se e formava um manto branco espraiado que engrossava e dificultava a progressão. Os seus pés, habituados a mergulhar na quente areia dunar, enterravam-se obscenamente, porcamente, na neve, formando à sua volta charcos de água arenosa que rapidamente voltava a congelar. Puta que pariu! A culpa desta merda foi de terem ido à Lua! Pensou o beduíno, mais para se convencer, do que para se justificar da sua inatitude ramelosa. Os seus olhos estavam cheios de ramelas com semanas de vida. Estava mesmo um frio de merda!

O beduíno lembrou com saudade o doce calor das bostas de dromedário nas quais estivera mergulhado. Tão quentinhas!

Veio-lhe à memória um fadinho:
— Ai quem me dera... que um dromedário me cagasse em cima...

domingo, dezembro 18, 2005

!!! BOAS FESTAS !!!



Votos de FELIZ e SANTO NATAL e BOM ANO NOVO !!!

Ah, já agora: Lembre-se dos outros...

desenho: © josé antónio 2005
clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

uma foto para a SARA


Ofereço esta fotografia à Sara, que adora cogumelos mas detesta fungos nas paredes ;) , e que tem o seu blog aqui: http://saramm.blogspot.com/
Se não quiser ter o trabalho de escrever o endereço clique no título deste post ou procure SaraMM nos links à direita.

clique na foto para ampliar.

domingo, dezembro 11, 2005

são trevo, senhor !


Porque hoje é domingo aqui fica um passatempo para o/a repousar e divertir.
Clique na foto para ampliar e divirta-se à procura de um trevo de quatro folhas.
Quem sabe? Pode ser que encontre algum! Talvez lhe traga sorte para o sapatinho! :)

quarta-feira, dezembro 07, 2005

O OUTRO LADO DA MOEDA


Há dias em que fico assim... há dias em que vejo coisas que me esfrangalham completamente e me fazem sentir culpado de estar vivo, há dias em que me sinto um ser abjecto, uma grotesca obscenidade, preocupado que estou com as minhas coisas comezinhas, esquecido do mundo, como se não existisse mundo para lá de mim, mas existe... há dias em que me apetecia nunca ter nascido, há dias em que até o respirar me dói e me crucifica, há dias em que desejo que me metam numa camisa-de-forças e me internem e me enfiem num quarto almofadado de paredes brancas onde eu possa marrar com os cornos nas paredes à vontade até ao fim dos meus dias ou me levem para uma tourada de morte em Barrancos e me ponham no papel do touro... PORRA !!!

Clique no título do post, corra a página até encontrar Portugal e clique em Flash Exe para ver O OUTRO LADO DA MOEDA.

Sem comentários (antes que enlouqueça de vez...)

sábado, dezembro 03, 2005

não tem mal nenhum


Ontem fui surpreendido, ao consultar o Site da SIC, por esta notícia:
"Não aos trabalhadores fumadores"
Novo critério de contratação na Organização Mundial de Saúde
A Organização Mundial de Saúde vai deixar de contratar fumadores. A agência das Nações Unidas justifica a medida por imperativos de credibilidade .
A partir de agora, a pergunta “É fumador?” passa a estar incluída nos formulários de candidatura a um emprego da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Se a resposta for afirmativa, a candidatura é logo excluída. Se a resposta for negativa, mas se se confirmar que o candidato/trabalhador mentiu para ser admitido nos serviços, este vai ser sujeito a medidas disciplinares.
Quanto aos funcionários fumadores existentes, a agência das Nações Unidas vai passar a oferecer apoio médico e económico para que deixem de fumar. O regresso à OMS só acontecerá se o indivíduo deixar de fumar.
Num comunicado interno enviado a todos os trabalhadores, a direcção da OMS justifica esta medida por imperativos de credibilidade e imagem da instituição, que deve dar o exemplo já que desempenha um papel internacional na luta contra o tabaco.
De acordo com dados da própria organização, sediada em Genebra, o tabaco é a principal causa de morte evitável do mundo. Anualmente mata, directa ou indirectamente, quase cinco milhões de pessoas."
in: SIC ONLINE


O meu espírito sentiu-se agredido e insultado como se o tivessem metido numa prensa de azeite. Fiquei completamente amarfanhado.
Não por eu ser fumador, que assumidamente sou, não por ser candidato a emprego na OMS que, garanto, não sou, mas porque ouvi ao longe soarem as trombetas do FASCIZOIDISMO !!!

Não me canso de alertar para certas ideias que a priori parecem boas e justificáveis, mas que na minha perspectiva transportam no seu íntimo e nos interstícios um permissivismo ideológico e uma intolerância perigosas.
Não me canso de avisar que foi assim que o 'inocente' nazismo e muitos 'angelicais' fascismos começaram.
Se lermos as teses nazis à luz da época em que foram produzidas facilmente constataremos que 'não tinham nada de mal...'
E se calhar até aderiríamos a elas como milhões de alemães fizeram.
O pior foi o resto. Basta uma pequena faísca para incendiar e destruir uma floresta.

A minha preocupação é que estas ideias aparentemente inocentes, abrem um precedente que permite a posteriori outras ideias muito graves e perniciosas.
E para as mesmas se imporem basta o facto de as populações já terem aderido à 'ideia-base' que subjaz a todas as outras e que 'não fazia nenhum mal'.

Se se for por tal caminho, já os estou a ver daqui a adoptarem a mesma 'filosofia' para a contratação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos farmacêuticos, vendedores de rua de pensos rápidos, etc...

E, já agora, porque não generalizar e adoptar a mesma ideia para quem bebe bebidas alcoólicas, para os diabéticos, para quem quer ter filhos, para quem usa óculos, para quem sofre de hemorroidal, para quem masca pastilha elástica (chuinga) ou até para quem usa peúgas cor-de-salmão...
São tudo coisas que prejudicam fundamente a imagem de qualquer empresa ou instituição.


PRIMEIRO LEVARAM OS COMUNISTAS,
MAS EU NÃO ME IMPORTEI
PORQUE NÃO ERA NADA COMIGO.

EM SEGUIDA LEVARAM ALGUNS OPERÁRIOS,
MAS A MIM NÃO ME AFECTOU
PORQUE NÃO SOU OPERÁRIO.

DEPOIS PRENDERAM OS SINDICALISTAS,
MAS EU NÃO ME INCOMODEI
PORQUE NUNCA FUI SINDICALISTA.

LOGO A SEGUIR CHEGOU A VEZ
DE ALGUNS PADRES, MAS COMO
NÃO SOU RELIGIOSO, TAMBÉM NÃO LIGUEI.

AGORA LEVARAM-ME A MIM
E QUANDO PERCEBI,
JÁ ERA TARDE.

Bertolt Brecht (1898-1956)


ilustração: © josé antónio