Foi o acaso que me levou ao encontro desta fotografia, numa busca no Google à procura duma imagem que nada tem a ver com esta de que aqui falo.
Ao encontrá-la e ao olhar para ela, longínquas memórias visuais assaltaram e inundaram o meu espírito. Ecos do passado soaram dentro de mim e um frémito de emoção percorreu o meu corpo.
Afinal o que encontrei eu assim de tão importante? Nada mais nada menos que uma fotografia antiga da Foto Nice, em Benfica/Lisboa, propriedade do meu padrinho Virgílio Costa, casa de fotografia da qual falo num texto com uma memória de criança.
Este texto tem por título "a fotografia" e foi publicado em 30-09-2007 no artigo "do baú das memórias" que se encontra [ aqui ] .
Não é longo e aconselho a sua leitura para compreenderem a minha emoção com a descoberta feita.
O dito texto, na sua introdução reza assim:
" Este texto é uma memória com particular importância para mim. Esta versão é de Outubro de 2002 e não me canso de a ler e reler, pois sempre que o faço novas imagens assomam ao meu espírito, em vagas imparáveis, espessas ondas que me transportam para aqueles tempos felizes em que fui criança. Não é por acaso que sou um apaixonado pela arte da Fotografia. Deixo-o aqui, para vossa fruição, ao jeito de saudade e homenagem a esse homem extraordinário que foi o meu tio e padrinho Virgílio Costa:"
Devo referir que não tenho no meu acervo fotográfico nenhuma fotografia da Foto Nice nem sei se alguém de família tem alguma, pelo que esta é para mim um verdadeiro achado e uma pérola a guardar com carinho, pois é exactamente esta a imagem que tenho daquele prédio, com o enorme reclame na fachada e a taberna do Zé da Graça no rés-do-chão, por baixo da casa de fotografia que ficava no 1.º andar.
Eis a fotografia que encontrei:
a Foto Nice no 1.º andar com o enorme reclame
encimando a porta de entrada
Esta fotografia está no blog Retalhos de Bem-Fica [ aqui ] a quem agradeço.
a legenda da foto no blog onde a encontrei é a seguinte:
"Estrada de Benfica" (s/data),
[a aguardar referência ao autor], in Arquivo Municipal de Lisboa
2 comentários:
Caro José Baptista: não imagina como fico contente por o nosso blog comunitário "Retalhos de Bem-Fica" lhe ter permitido descobrir esta foto do Arquivo Municipal de Lisboa :)
Abraço amigo
Cara Alexa,
Foi para mim uma emoção profundíssima que me trouxe tantas memórias de criança, como referi.
O "Retalhos de Bem-Fica" está agora entre os blogs meus preferidos.
Grato e um Abraço,
Enviar um comentário