quinta-feira, fevereiro 10, 2005

há fantasmas na linha...


Há fantasmas na linha fónica-à-distância da PT!
Só isso pode justificar a recorrência de eventos como o que descrevo de seguida: o telefone fixo, alugado à PT há quase 16 anos, toca estrídulo como um caramujo histérico; acerco-me dele em passos incertos e levanto o auscultador com a minha mão esquerda (a única funcional); atendo com o habitual e inequívoco 'estou' (o que é rigorosamente verdade; ensinaram-me que mentir é muito feio); do outro lado ninguém responde, nenhuma voz ou respiração, apenas o silêncio; apenas o silêncio, não! este é metodicamente esfrangalhado por um 'PIII...PIII...PIII' agudo; um apito lancinante e intermitente com intervalos de cerca de 2 ou 3 segundos; pouso o auscultador no descanso, desligo o telefone, e digo para mim mesmo 'TOMATES!'; algum tempo depois, toca de novo, ignoro-o e não o atendo...

Tenho três registos de ocorrências destas: em 30 de Abril de 2002, pelas 01:05 e 17:15; em 09 de Fevereiro de 2005, entre as 23:00 e as 24:00; e em 10 de Fevereiro de 2005, pelas 04:00; mas a memória lembra-me que já houve mais, das quais não tomei nota.
Conto a história lá em baixo na tabacaria e ouço alguém dizer "Não é o único."
Se de dia é desagradável, de madrugada, então, nem se fala!
Malditos fantasmas que andam na rede fixa da PT a divertirem-se à nossa custa!

Se eles fossem mas é brincar com a pilinha do menino jesus...

Sem comentários: