sábado, janeiro 08, 2005

aposto que os gajos da TvCabo usam windows...


Por vezes pergunto a mim mesmo se certas coisas acontecem de facto por acaso ou...

Senão vejamos:
A estória que coloco aqui já me aconteceu umas 2 ou 3 vezes no último ano. E se eu estou atento, quantos milhares de incautos não dão por ela e... lá vão mais umas massas engrossar a bojuda conta bancária da TvCabo, que mesmo que passado algum tempo reponha a situação, teve lá o dinheiro durante algum tempo a capitalizar juros na sua conta...

Explico melhor a 'técnica':
Recebi hoje a habitual factura mensal da TvCabo. Até aqui tudo normal. Acontece que o valor a pagar era a duplicar, incluindo o montante da factura anterior, montante este, segundo eles, em dívida. Claro que no mês passado paguei em devido tempo a factura anterior e dentro da data limite. Tenho esta certeza e já fui à gaveta do móvel da sala fazer a confirmação. A factura está lá, com o talão Multibanco agrafado, e está paga.

Poder-se-ia pensar numa discrepância temporal de comunicação dos serviços e sistemas associados. Mas hoje em dia tudo, ou quase tudo, é automático e baseado em sistemas informáticos, que trabalham 24h. por dia, todos os dias, à velocidade da luz (pelo menos quando fazemos um pagamento; se consultarmos logo de imediato os movimentos da nossa conta, a massa já voou...)
Ora a factura de Dezembro foi paga dia 27. Esta de hoje foi emitida dia 3. Entre 27 de Dezembro e 3 de Janeiro decorreram 7 dias e os 'computadores' não tiveram tempo para perceber que estava tudo em dia e que não existia nenhum montante em dívida...
Claro que a factura de hoje vem acompanhada de uma carta a dizer que caso a factura anterior tenha sido liquidada, para se pagar apenas o valor correspondente à actual factura.

Mas, quantas pessoas se dão ao trabalho de ler a referida carta?
Quantas pessoas não se limitam a pegar na factura e, na primeira caixa Multibanco pela qual passam, a pagá-la?
Quantas pessoas, no meio das toneladas de facturas que todos os meses recebemos, olham atentamente para o valor das mesmas e se apercebem de que ele está errado?
E o que acontece se uma pessoa pagar de novo o que já pagou? A verba é imediatamente devolvida ou é abatida só na factura do mês seguinte? E será que o sistema detecta facilmente este pagamento duplicado? Se sim, então porque não detectou a duplicação aquando da emissão da factura?

Será mesmo que o problema é do computadores!?
Quase que aposto que os gajos usam windows!

E para terminar, as inevitáveis citações:
«Computers are like air conditioners. They stop working properly when you open Windows» unknown.
«I don't do .INI, .BAT, or .SYS files. I don't assign apps to files. I don't configure peripherals or networks before using them. I have a computer to do all that. I have a Macintosh, not a hobby.» Fritz Anderson.


Usem MACS, porra!

Sem comentários: