quinta-feira, fevereiro 22, 2007

CSI Hueiras

.
Na tarde de 21 FEV 2007, um estranho fragmento esbranquiçado de forma curvilínea, formando um arco, com cerca de 9 mm entre extremidades e uma espessura máxima de 1,5 mm no seu ponto mais espesso, seccionado longitudinalmente quase até meio a partir da extremidade mais larga, na direcção da ponta, foi detectado no soalho do scriptorium Sul.
Recolhido pela equipa de peritagem, foi depositado para exame no laboratório.
Após os exames periciais regulamentares, a equipa responsável concluiu tratar-se, sem margem para dúvida, de uma unha do famoso gato preto Fausto António Basílio (Pasoca).
Apresentamos de seguida imagens do citado fragmento, após ter sido submetido a exame pericial:


imagem: © 2007 CSI Hueiras
.

terça-feira, fevereiro 20, 2007

lugares

.
Há lugares...
Há lugares que evocam memórias ancestrais.
Coisas fugazes de criança infante moço que se cruzam à nossa frente como guelas coloridos, berlindes irisados, adossados no prazer da memória no fundo da alembradura recondita.
Momento em que o cheiro podre das algas ensolaradas inundam o ser que é à procura dum saber que não se sabe.

Há lugares...
Há lugares... talvez o vento, talvez o aroma que se respira respirado transportado pela brisa do fim do dia, talvez uma nuvem esparsa... talvez apenas as cores que nos rodeiam, em meias-tintas diluídas no entardecer... talvez a hora, cronos pungente a reverberar os ecos que vêm de longe... talvez um sonho violentado pelo súbito acordar para a realidade - realidade?... talvez o doce murmurejar das ondinhas a lamber o lodo marginal - há lodo não marginal?... talvez a espiga de trigo a ondear ao vento... talvez a vaca deitada à sombra do chaparro... talvez...

Há lugares...
Há lugares onde apetece chegar e ficar... para sempre.


Porto palafita da Carrasqueira
Reserva Natural do Estuário do Sado









imagens: © josé antónio - CLIQUE PARA AMPLIAR

todas as fotografias: 18 FEV 2007
.

domingo, fevereiro 18, 2007

ESTAFERMO III

.

Caros, para todos aqueles que ainda não tiveram oportunidade de ouvir o meu conto ESTAFERMO, no qual ficciono memórias de infância em Alcácer do Sal, têm aqui a oportunidade de o fazer online, na extraordinária locução de Luís Gaspar, responsável e locutor do audioblog Estúdio Raposa.

Para tal basta que cliquem no título deste post ou aqui do vosso lado direito, na barra lateral, no link "ESTAFERMO, na voz do Luís Gaspar".

Desejos de um boa audição!

.

sábado, fevereiro 17, 2007

moderação

.
Caros Amigos e Visitantes,

Muitos de vós estranharão que um espaço que sempre esteve de portas abertas a comentários e cuja única restrição era a caixa de verificação de caracteres (motivada por uma gigante entrada de spam) apareça agora com Moderação de Comentários.
Não se zanguem porque esta modalidade nada tem a ver convosco. Gosto imenso de vos ter por cá e agrada-me que deixem as vossas opiniões, boas ou menos boas a respeito, quer deste blog, quer das matérias nele expostas.

O que se passa é que existem pessoas, e pelo que tenho constatado desde que construo espaços na Internet, já lá vão uns bons 4 ou 5 anos, o número tende a aumentar exponencialmente (degradação da saúde mental em Portugal?), existem pessoas dizia eu que, escondidas no anonimato, sintoma de cobardia, infestam muitos espaços com o único fito de explorarem/descarregarem as suas frustrações, taras, manias, fobias, psicopatias e azedumes com o mundo, agredindo verbalmente aqueles que frequentam estes espaços, incomodando toda a gente e perturbando o normal funcionamento dos mesmos. Em especial, comprometendo uma essencial função destes espaços nesta sociedade em que aumenta a solidão humana e em que este lugares são para muitos um local para conviverem e se sentirem menos sós, por terem alguém que os ouve e com quem podem falar. Os blogs, já o tenho dito, cumprem hoje uma função social similar à que os cafés cumpriam antigamente.

Refiro-me em concreto a um comentador registado, mas que 'convenientemente' tem o registo indisponível, o que mostra a sua falta de verticalidade, lealdade, hombridade e capacidade para se expor com altivez e verdade como todos nós, pois quem assume aquilo que diz não esconde a 'cara', comentador este que assina com o nick de MAJOR SILVÉRIO e que nos últimos tempos tem vindo quase diariamente a este blog deixar carradas, só hoje foram ca. de 18, de comentários em que apenas me insulta, num vernáculo de fazer corar um carroceiro. Insulta, julga ele, pois estes ataques soezes cometidos à traição na escuridão do anonimato são actos de cobardia que um homem ou uma mulher com dignidade nunca fariam. Claro que os apaguei todos, porque não vos quero ver serem incomodados com esta palermice do fulano (fulana?). Apaguei-os no blog, mas todos eles estão guardados em ficheiros de mail, por via das coisas...

Quando não gosto dum espaço, por exemplo por não simpatizar com as pessoas que o frequentam, deixo de o frequentar. Nunca mais lá vou. Já o fiz em muitos blogs, porque tenho mais que fazer que perder tempo com disparates. E sobretudo não estou para gastar o meu precioso tempo, o pouco que me falta viver, a ir lá insultar as pessoas às escondidas. Isso é coisa de garotos e não de adultos.

Pois este tal 'major' - duvido que o seja; conheço muitos e mesmo de patentes muito mais altas e um verdadeiro militar não se comporta com esta falta de brio e honradez -, este auto-denominado 'major' começou por ir ao blog OEIRAS LOCAL, no qual sou colaborador e co-administrador, na medida em que a administração é partilhada a vários níveis entre alguns colaboradores. Neste blog ele começou, logo nas primeiras intervenções que fez, por dirigir insultos a todos os que divergissem da opinião dele. Bastava que alguém dissesse que não concordava com algo que ele tivesse dito para de seguida vir logo um chorrilho de insultos ao 'desalinhado'...
Por este facto a administração do OEIRAS LOCAL tomou a sempre desagradável decisão, por a opção 'só registados' não ter produzido nada de positivo, de lhe começar a apagar os comentários em que ele era insultuoso numa tentativa de o fazer compreender que aquela atitude era contrária aos princípios do blog e apenas criava mau ambiente. O que não só não resultou como teve o efeito inverso. Ele passou a fazer comentários exclusivamente de teor insultuoso, dirigidos quer à administração do blog, representada pela Isabel Magalhães, quer a mim, quer mesmo a outros colaboradores do blog, e comentadores, intervenientes nos debates. Presentemente ele deixa ficar comentários com insultos sem sequer dizer nada a respeito dos temas dos posts onde os coloca. É mesmo só insultos! Chegou à insanidade de fazer copy-paste do mesmo comentário insultuoso e espalhá-lo pelo blog todo! Numa certa noite chegou a pôr ca. 26, todos iguais... imagine-se o DESEQUILÍBRIO MENTAL de alguém que pratica um acto destes!!!
A situação tornou-se de tal forma insustentável que a administração decidiu daí para a frente apagar-lhe todo e qualquer comentário que ele colocasse. O que é, obviamente, um direito absoluto de quem é proprietário dum blog, qualquer blog.

Só que o fulano enveredou, não sei porque carga de água, por tomar-me de ponta. Pelo teor de alguns dos comentários dele, transparece a ideia de que ele acha que eu sou dono do OEIRAS LOCAL e que decidi sozinho apagar-lhe os comentários. Não entendeu que foi uma decisão administrativa, entre todos os colaboradores e a administração, e que só ao fim de muito tempo, devido a ele não mudar de atitude, é que a decisão foi tomada.

E assim AQUI apareceu ele, neste meu blog pessoal, a fazer a mesma coisa que faz no OEIRAS LOCAL. 'Faz' e não 'fez' ou 'fazia', pois ainda não deixou de lá ir verter os mesmos comentários de baixo calibre. Continua a escrever comentários em que se limita a insultar-me, coisa que me passa ao lado, é claro, porque não é um DESEQUILIBRADO que me vai incomodar ou impedir aquele e este blogs de continuarem a ser o que são.

Para tornar mais fácil a gestão de comentários, muito a contragosto porque aprecio o diálogo em tempo real, está ACTIVADA a MODERAÇÃO. Isto permite interceptar qualquer comentário do DITO CUJO antes que apareça no blog, inviabilizando que VÓS, meus QUERIDOS AMIGOS, sejais incomodados por este ENERGÚMENO virtual, por esta alma penada que assombra a blogosfera, sem a mínima noção do ridículo. Acreditem que até já me passou pela cabeça que ele seja o fantasma do Sadam Hussein...

Que isto não vos impeça de aqui vir e comentar. Apenas acontece que vai demorar uns minutos até o vosso comentário aparecer no blog. Mas garanto-vos que aparece!! Os dele é que não... :)

FORTE ABRAÇO!

post scriptum: Penso seriamente se será caso para fazer uma queixa formal junto do SAPO, alojador português do Blogger, para que tal utilizador REGISTADO (logo, por eles identificável a partir do endereço de mail do registo) seja desincentivado deste tipo de práticas, que violam as normas que regem a utilização do serviço.
.

domingo, fevereiro 04, 2007

grelo

.
Em tempos de antanho cantava-se uma modinha que rezava assim:

TEM GRELINHOS, TEM GRELINHOS,
TEM GRELINHOS NO QUINTAL,
JÁ NÃO COMO MAIS GRELINHOS,
QUE ME PODEM FAZER MAL!


Já VI muito GRELO... ai vi, vi!
Já COMI muito GRELO... ai comi, comi!
Há o Grelo da batata... o grelo do nabo... e há o grelo de que mais gosto!
O Arrozinho de grelos, que é do MELHOR!


Confesso é que foi a primeira vez que vi


O GRELO DO... ALHO!



imagem: © 2007 josé antónio CLIQUE PARA AMPLIAR
.