quarta-feira, agosto 31, 2005

sou mesmo burro...


A minha ignorância da História Pátria é imensa e aqui que ninguém me ouve, vergonhosa. Mas mesmo assim ainda conservo na minha pobre alembradura, mantida não sei como por três estóícos neurónios, o A (preto), o B (cinzento e o C (branco), mantenho na minha memória, dizia, algumas noções vagas sobre acontecimentos marcantes da edificação de Portugal.
Uma dessa noções, acreditava eu que estava perto da verdade histórica, era que os mouros tinham sido corridos do território hoje pátria nossa algures na Reconquista, ali para as bandas da Idade Média, nos longínquos séculos XII, XIII, por aí.
Eis senão quando abro a caixa do correio e deparo com um daqueles folhetos de excursões que nos assediam constantemente com viagens baratuchas a todo o lado e arredores. Curiosamente este folheto incluia um passeio a Castelo Novo, bela localidade beirã onde há poucos dias espraiei a vista pelos ancestrais edifícios e regalei o espírito na imaginação de vidas passadas, sofridas no calcorrear da Gardunha.
Fiquei curioso. Abri o folheto e li o texto sobre a localidade. Senti-me atingido por um raio! Não só sei pouco sobre História, assumo, como as minhas noções básicas, que eu achava serem 'mais ou menos', ruiram levadas por uma enxurrada que arrastou os meus pobres neurónios A, B e C, pela encosta abaixo direitinhos ao mar, onde mergulharam no fundo do oceano sem fundo.
Afinal, segundo o citado folheto, os mouros apenas foram escorraçados de Castelo Novo no SÉC. XVIII, DEZOITO !!!

Ou quem escreveu/leu/reveu/paginou/imprimiu/etc. aquele texto é muito distraído ('tá-se a cagar...) ou eu tenho urgentemente que me matricular no liceu nas aulas de História...

post scriptum: a minha amiga Pi é revisora e copy-desk e bem que lhe fazia jeito uns trabalhinhos para ir fazendo em casa...

6 comentários:

Anónimo disse...

ahahahahahah

ahahahaha
ahahahahaha

:D :D :D

LUA DE LOBOS disse...

a INGNÓRENCIA é terrivel

Unknown disse...

Olá Maria.

Pois é TRRIVÉL :)

A questãõ é que para nós, que sabemos um poucochinho de História, a coisa passa como um erro grosseiro causado por desatenção ou pela pressa. As gralhas poisam em todo o lado.
O que me incomoda são os mais jovens que não sabem filtrar estas informações e as aceitam sem confirmação.

bjs,

Sara MM disse...

mmm. eu (tb) sou um cadito burra em história, mas (acho que) nessa nao caía....?!?!?!

BJs

Unknown disse...

Ói Sara.

É, cair numa destas só mesmo por ir a olhar para o lado... :)

bjs,

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»