Encher os cofres do estado à custa dos doentes...
Para todos aqueles que ainda acreditam ingenuamente que o estado português não é HIPÓCRITA e merece respeito, aqui está um exemplo flagrante dessa hipocrisia, colhido numa decisão do governo (com minúscula) que o representa e desgoverna. A notícia é de hoje e da SIC online:
"O tabaco vai aumentar cerca de 15 por cento já a partir de 1 de Janeiro. O maço de tabaco sobe em média mais 35 cêntimos. (...) O Estado espera desta forma arrecadar mais 180 milhões de euros. (...)"
in: http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/20051226+-+tabaco+mais+caro.htm
Não é verdade que o tabagismo é uma DOENÇA? É o que dizem todas as campanhas anti-tabagismo. E dizem também que o fumador é um doente.
Não é verdade que esta doença é particularmente DIFÍCIL de curar? É muito maior o número dos que tentaram a cura e não conseguiram ou reincidiram, que o dos que tiveram efectivo sucesso.
Então que nome se pode dar a esta atitude de penalizar este particular tipo de doentes, já de si muito penalizados pelas doenças associadas e custos associados ao tabagismo, fazendo-os PAGAR IMPOSTOS em duplicado?
Porque é que o estado não leva esta atitude mais longe, legalizando o consumo de drogas e criando um imposto sobre o consumo das mesmas? Sempre arrecadava mais uns MILHÕES...
nota 1: A 'desculpa' de que o aumento de preço contribui para diminuir o consumo de tabaco é uma FALÁCIA. Se fosse verdade as tabaqueiras já tinham ido à falência. O consumo tem AUMENTADO, sobretudo entre os jovens, por mais que os preços aumentem. E aumentaram muito: há 30 anos um maço custava em média 2 cêntimos (5$00).
nota 2: Eu até estaria de acordo com o aumento, se o imposto arrecadado fosse TODO para investir na SAÚDE. Mas isto é um mito e uma ilusão. Sabemos bem para onde vai ele...
foto: © josé antónio 2005
12 comentários:
pois... disso não posso falar... quem não passa por elas não sabe!
BJs
Olá Sara !
Espero que o 'velho natasha' tenha sido simpático !
O teu comentário sugere que não fumas. Ainda bem para ti e continua assim.
Mas tens concerteza uma opinião sobre o assunto. Não sobre o fumar, mas sobre o imposto e o aumento. A verdade é que o estado vai buscar uma fortuna em impostos ao tabaco, penalizando os fumadores. Quase metade do preço do maço é para o estado.
É como com o IA (imposto automóvel). Não tenho carro mas, apesar disso, acho este imposto abusivo (ele quase duplica o preço dos carros), penalizando quem os quer comprar.
Continuação de BOAS FESTAS !!!
bjs,
Olá Guidite !
Quem me dera poder dizer o mesmo, eu que sou um fumador inveterado !
Talvez um destes dias ganhe coragem e vontade para deixar o vício. Até lá uma grossa fatia do meu orçamento é para alimentar as extravagâncias do estado...
bjs,
Apesar de não fumar, tenho fumadores em casa e, por sinal um bem doente (não por causa do cigarro...)e, concordo plenamente contigo, se o aumento revertesse na totalidade para a saúde, agora... talvez eles comprem mais uns carritos para os Ministros ou o próximo PR, possa dar outra volta ao Mundo...
Um abraço e boa entrada em 2006 ;)
Olá Menina Marota !
Que sensação agradável que é ter a tua visita.
Pois... a questão, para mim, é mesmo essa. 180 MILHÕES de Euros é muito bago. Imagino-os investidos, p.ex., a melhorar a qualidade das enfermarias dos hospitais, das urgências hospitalares, em salas de operações, nos centros de saúde, na prevenção, etc., etc., etc...
Mas não. Vão servir para TGV's, Otas, reformas milionárias, e obras de fachada.
Enfim, é o país que temos (enquanto quisermos...)
Obrigado e retribuo os Votos:
BOM ANO NOVO !!!
bjs,
eu sou uma caracolinha de pulmões limpos ... quer dizer, fora o monóxdo de carbono com que levo no focinho por andar de mota o dia todo !!!! ;)
Venho desejar um encaracolado 2006 ... enrroladinho em coisas boas, cheio de alegria e boa disposição, força, amigos, amores, dinheiro, perspectivas, saúde, muita farra e ... dizer-te que foi um enorme prazer contar contigo na casquinha ...
Que um mar de felicidade inunde as vossas vidas no próximo ano !!!!
Beijoquinha muito encaracolada em coisas !!!! ;)
Olá querida prima Caracolinha !
Também foi um tremendo e maravilhoso prazer contar contigo por estas bandas meio loucas do Carolas.
Obrigado pelos Votos, que retribuo do fundo do meu coraçãozinho de caracolinho encaracoladinho.
Que 2006 te traga tudo o que houver de melhor e que todos os teus Sonhos se tornem Realidade !!!
bjs muito encaracoladitos,
Menino,longa vida com saúde (e os respectivos acompanhantes) -- com ou sem tabaco (de preferência, sem -- digo eu)!
Olá!
Venho deixar-te uma beijoca gorda e desejar-te um Feliz Ano de 2006!!
Vespinha
Olá Vespinha !
Obrigado, um milhão de beijos e um ANO NOVO MUITO FELIZ E PRÓSPERO !!!
bjs,
Não sou fumadora mas só posso subscrever o que aqui foi escrito. Vivemos numa sociedade cheia de hipócrisia!
Gostaria, no entanto, de acrescentar algo, que os que já visitaram uma 'tabaqueira' e os que lá trabalham sabem muito bem; a adição de químicos - gotas - que é feita no tabaco, na linha de produção, e de acordo com cada marca.
Além dos prejuizos conhecidos para a saúde, quais são efectivamente os que são causados pelos químicos?
Aproveito para te agradecer, mais uma vez, as amáveis palavras que sempre tens para com o meu trabalho e desejar-te um Feliz 2006.
Um abraço.
Olá Cara Isabel !
Tanto quanto julgo saber o tabaco só por si já é causador de problemas. Aliás como a inalação de qualquer outro fumo, qualquer que seja a origem dele (p. ex., um incêndio florestal).
Mas estou de acordo que a adição de químicos (e parece que são centenas) apenas serve para agravar o problema.
Estou disposto a acreditar que alguns desses químicos 'ajudem' a viciar o corpo do fumador.
Mas isto sou eu a dizer, que gosto de dizer coisas...
Obrigado pelos Votos, que retribuo:
UM ANO NOVO CHEIO DE ALEGRIA E FELICIDADE ! E MUITAS TINTAS E CORES PARA PINTAR !!!
bjs,
Enviar um comentário