quarta-feira, julho 12, 2006

conto do vigário...



Cá estou de novo a colocar questões relativas à utilização irresponsável do email.
Uma coisa para a qual as pessoas parece continuarem inconscientes é a necessidade de apagar os endereços que vêm à mostra nos emails que recebem e querem reenviar.

Recebo dezenas de emails, e muitos lá trazem no corpo da mensagem dezenas de endereços de pessoas para quem a mensagem foi enviada, que a receberam e reenviaram. Ou então vêm mesmo todos no cabeçalho, no campo 'Para'.

Acontece que existem técnicas para 'coleccionar' estes endereços que estão nos cabeçalhos e no corpo das mensagens. E os hackers e spammers conhecem-nas bem e utilizam-nas para conseguirem listas com milhares de endereços, que depois são usados quer para enviar spamm, quer para disseminar vírus.

Uma forma de lhes dificultar o trabalho é simplesmente, por um lado, ao reenviarmos um email, colocar os endereços dos nossos amigos não no campo 'Para' ou 'To', mas no campo 'Bcc' ou 'Cco', isto é no campo de 'cópia oculta' que esconde os endereços; por outro lado, deve-se apagar todos os endereços que venham no corpo do mail, o que é muito simples. Basta seleccionar com o cursor e carregar em 'delete'. Demora 2 segundos e pode poupar muitas dores de cabeça a muita gente!

Outra coisa que é boa ideia as pessoas fazerem é começarem a ser um pouco mais inteligentes. É que há coisas que só a ESTUPIDEZ justifica. Acreditar na veracidade duma mensagem como uma que recebi hoje e reenviá-la a dezenas de amigos, é um bom exemplo do que estou a dizer. A propósito a mesma trazia SÓ 411 endereços a descoberto... QUATROCENTOS E ONZE... Olha se eu fosse hacker ou spammer... "Obrigadinho oh pessoal!"

Vejam o teor da mensagem de que falo e digam-me se não é preciso ser MENTECAPTO e uma grande BESTA QUADRADA para acreditar numa coisa destas e reenviar a mensagem (o que aconteceu repetidas vezes, a julgar pelos endereços que a mesma trazia). Eis a 'pérola':

Olá a todos. Tenho recebido esta mensagem de uns amigos franceses e belgas e parece que está a correr sorrateiramente por toda a europa. Habitualmente, não costumo enviar/reencaminhar este tipo de mensagem do tipo "passa a palavra", mas esta é muito curiosa. A mensagem que recebi é da parte de uma advogada amiga de uns amigos chamada Séverine e ela garante que esta cena é a valer. Pelo sim pelo não, traduzi o mail que recebi e deixo cada um julgar por si. Mas se for verdade, não digam que não sabiam!!! Não há nada a perder. kissi's Eis o que ela me enviou: (mais ou menos.) "Sou advogada e conheço a lei. Não menosprezem a validade desta informação, isto é real. A AOL e a INTEL cumprirão a sua promessa pois têm medo de serem processados e pagar posteriormente indemnizações multimilionárias como no recente caso da PEPSI COLA contra a GENERAL ELECTRIC. Aparentemente, Bill Gates está a partilhar uma porção da sua fortuna. O MS WINDOWS continua a ser o sistema operativo mais utilizado, e isto não é mais do que um teste para a Microsoft e a AOL avaliarem isso pelo nº de envios/reenvios deste mail. Quando reencaminhar este mail, no caso de ser um utilizador de MS Windows, a Microsoft fará um seguimento dos reenvios durante 2 semanas. Quer isto dizer, que por cada pessoa que reenviar este mail, a Microsoft pagar-vos-á 245? independentemente do emissor); mais, por cada pessoa que reencaminhe o mail após vocês lho terem enviado, a Microsoft pagar-vos-á 243?. Após a 3ª pessoa que receber o mail, a Microsoft pagar-vos-á 241?. Em duas semanas, a Microsoft entrará em contacto convosco para confirmação de endereço postal e envio do cheque." Ela ainda acrescenta: (LEIAM!) Eu julgava que isto era uma burla, mas duas semanas após ter recebido e reencaminhado este mail, fui contactada pela Microsoft para dar o meu endereço. Recebi um cheque no montante de 24800 ?." (?!!) Deve responder antes que este teste termine, pois se alguém se pode permitir isto é bem o Bill Gates. Para ele, trata-se de uma despesa de comercialização/marketing. Provavelmente, não cooperaríamos com eles se não houvesse qualquer compensação." Ela conta ainda que a namorada do irmão recebeu um cheque de 4324,44?; a tia de uns amigos que trabalha na Intel recebeu mais ou menos o mesmo 4543,23?. Diz ainda: Como vos disse,conheço bem a lei e isto é real. A INTEL e a AOL estão a negociar uma fusão para tornarem-se na companhia mais abrangente do mundo e certificarem-se da continuidade como o sistema operativo mais utilizado. Este teste é uma experiência da INTEL e da AOL." Elis.
---

Fantástico, Mike! A Microsoft anda a dar dinheiro ao pessoal por reenviar este mail... A Microsoft é tão boa que até consegue 'fazer um seguimento' dos reenvios'... Como, Mike!?!? Espreita dentro dos milhões de servidores, de ISP's, que existem espalhados pelo mundo fora, Melga...!!! ;)

Então estas CAVALGADURAS não percebem que isto é um 'conto do vigário', que provavelmente se destina unicamente a caçar endereços!? Ou a outro qualquer fim sinistro, que coisa boa não deve ser porque cheira a logro a quilómetros?

imagem: © josé antónio 1989

6 comentários:

Anónimo disse...

Antes da parte dos cheques
fartei-me de rir;
na história dos cheques, fiquei
sem palavras...

O desenho é fabuloso
mas quando abri o teu blog e dei de caras com ele, saiu-me um
'Creeeeeedo!!...sangue e tudo?'

;-)

ps- graças a essas bestinhas, todos os dias recebo spam e viroses....DAAAAAHHH !!

Bjs

Unknown disse...

Olá Amiga,

Pois é, dizes bem: "bestinhas"!

Não percebo, e falo a sério, o gozo desta gente de mandar mails à maluca para toda a gente. Acho que muitos nem os lêem. Recebem-nos e 'pimba', lá vai um clique no 'reenviar'...

São como aquelas pessoas que vão a vernissages e, mesmo que não lhes apeteça comer ou beber, enchem o bandulho só porque é de borla. E estragam a maior parte, que mordiscam e deixam espalhado por cima das mesas.

Enfim, o patrão paga não é?

bjs,

Isabel Magalhães disse...

............. eu tb passo a existência a dizer que apaguem os endereços e usem o Bcc...

mas há muitas almas com q.i. de galinha...

nada a fazer...

vamos insistindo, não é?

qto ao resto... palavras para quê? está lá tudo! :)))

bjkas.
I.

Unknown disse...

Olá Isabel,

Mas... têm cérebro!? :)

bjs,

Caracolinha disse...

Eh pá óh primo ... o teu sentido de humor é implacável ... adoro a forma como falas de coisas tão sérias sempre com um toque de humor !!!!

Bem verdade aquilo que dizes ... um gesto mais cuidado pode fazer toda a diferença !!!!

E como vai essa casca pá ???? este calor arrebenta um nico com a moluscada pá ... !!!!

Beijoca encaracolda priminho !!!!

See U !!!! :)

Unknown disse...

Olá prima Caracolinha,

Obrigadolas pelos elogios ao Carolas! :)

Acho que não há assunto nenhum que não possa ser tratado com uma pontada de humor. É uma forma de dar maior visibilidade ao problema.

Este calor está a dar cabo de mim...
Estou a sufocar aqui dentro desta casca... preciso de sair e beber umas GELADINHAAAAAAAAAAS...

mil beijocas prima,

inté,