terça-feira, outubro 05, 2004

ciao bambino


Soube hoje pelos noticiários, como tanta gente, que o Carlos Carvalhas vai deixar o cargo de Secretário-Geral do PCP.

Não é nada que não se esperasse já. A contestação era grande. E não só dos 'corajosos-expulsos' que tiveram a 'ousadia' de apresentar uma moção a pedir um congresso extraordinário. Sentia-se essa desilusão e contestação no discurso do comum militante, simpatizante, apoiante, ou mero amigo do partido.

Apenas escrevo para dizer que vejo uma grande maioria, comovida mas optimista, a acenar os lenços brancos, ao mesmo tempo que entoa "ciao, ciao bambino"... e uma pequeníssima minoria fungosa, de tacha arreganhada, a cantar "tenho uma lágrima no canto do olho, tenho uma lágrima no canto do olho"...

LIVRAI-VOS DE CUSPIR CONTRA O VENTO (ZARATUSTRA)

3 comentários:

Anónimo disse...

Apesar das profundas diferenças de ideais - como acontece com toda a gente de convicções - parece-me que, tanto quanto conheço, "esse" tal Carvalhas levou o PCP (o mais votado Partico Comunista [com letra grande] da Europa) a um nível a que ninguém pode fazer pior.

E, citações por citações, para o Carvalhas, vai melhor Woody Allen: "Esta árvore é um abeto ou um chopo? Não, tenho pena mas é um olmo majestoso e fizeste mais uma vez figura de parvo." (in Sem Penas, Ensaios de Juventude)

Mas se queres O Louco, que é como quemn diz Zaratustra (ou Nietzsche?), também há:

"Um longo crepúsculo arrastava-se com dificuldade diante de mim, uma tristeza cansada a morrer, bêbada de morte, e que falava a bocejar." (Nietzsche [ou Zaratustra?], Assim falava..., III, "O Convalescente")

Beijos e abraços para Oeiras,
Val

Unknown disse...

Pois, Val:

A questão que se coloca para eles é: o que vai ser o futuro?

E parece have apenas uma resposta. Não preciso de te dizer qual, pois não?

Anónimo disse...

Um bom secretário-geral mas um mau orador, sem prestação televisiva.